Além de Kalisz, nenhuma outra vila Polaca poderá ter o orgulho de ser referida em escritos que lhe garantem ser a mais antiga da Polónia. Esta referência data de há 1800 anos. No século II d.C., o cartógrafo grego Cláudio Ptolomeu menciona especificamente a vila de Calisia no seu "Traçado Geográfico" e essa vila identifica-se com a actual Kalisz.
Em tempos antigos, havia uma rota do âmbar através de Kalisz que fazia a ligação do Império Romano com a costa do Mar Báltico. E já nessa altura era um entreposto em que os mercadores romanos pernoitavam no seu caminho para Norte, em busca do âmbar do Báltico. Os vestígios dessa vivência em locais da actual Kalisz são ainda mais velhos do que a referência feita por Ptolomeu. Chegam aos 800 anos a. C.- o que é confirmado pelas pesquisas arqueológicas- e mantêm-se até aos nossos dias.
Ao longo da História, a cidade foi fustigada por muitas pestes, cheias, incêndios e guerras. Mas conseguiu subsistir sempre, mantendo a sua influência e ganhando importância. Nos séculos XI e XII, Kalisz existia apenas entre as muralhas de um castelo; no séc. XIII, tornou-se a capital de um ducado e desde o séc. XV tem sido a capital de uma província. é frequentemente referida com a mesma importância de Cracóvia, Poznan, Gdansk ou Lvov... Durante a primeira ocupação Prussiana e o Grande Ducado de Varsóvia, Kalisz foi capital do departamento; no Reino Congressista da Polónia (durante a ocupação Russa) foi uma capital de província e desde 1837, uma capital federal. Após a I Guerra Mundial, Kalisz tornou-se a capital do distrito administrativo e em 1975 (até 1999) - foi novamente uma capital de província.
Muitas centenas de anos de velha tradição de franqueza e hospitalidade são uma mais-valia de Kalisz, o que simplifica a ampla cooperação com os centros estrangeiros. Há muitos contactos entre alunos, músicos, médicos, professores, oficiais, bombeiros, polícias, filatelistas e executivos. Kalisz é cidade-gémea com as seguintes cidades: Hautmont, em França (desde 1958), Heerhugowaard, na Holanda, Erfurt e Hamm, na Alemanha, Kamieniec Podolski, na Ucrânia, Preston e Southampton, na Grã-Bretanha, Adria, em Itália, Martin, na Eslováquia e Tongeren e La Louviere, na Bélgica.
Monumentos importantes:
- Lugar de Zawodzie - séculos IX-X - reserva arqueológica.
- Ruínas de muros fortificados.
- Catedral de S. Nicolau - construída em 1253 graças à fundação do príncipe Boleslav, o Pio.
- Basílica em homenagem à Virgem Santíssima da Assunção, com a imagem miraculosa da Sagrada Família- erigida em 1353.
- Mosteiro Franciscano - fundado em 1257 pelo príncipe Boleslav, o Pio e a sua mulher Jolanta.
- Mosteiro Bernardino - séculos XV-XVII com a policromia do século XVIII.
- Igreja antigamente pertença dos Jesuítas - construída para os Jesuítas em 1587-1595 segundo um projecto do arquitecto italiano Jan Maria Bernardoni.
- Igreja de Santo Wojciech - já no século XI era uma paróquia do antigo burgo de Kalisz.
- Ponte de pedra - monumento de arte de engenharia, construída em 1824-25.
- O Teatro Wojciech Boguslawski.
- Parque de Kalisz - o parque municipal mais antigo da Polónia.